Boas Práticas do Manipulaçãeste: Por qual implantar?



Uma alimentaçãeste saudável deve atender principalmente aos aspectos nutricional e higiênico-sanitário, a ser o último por importância relevante.



Cada vez Muito mais as pessoas estãeste tendo que se alimentar fora do casa. ESTES resultados da Pesquisa por Orçamentos Familiares – POF, realizada em 2002 e 2003 pelo IBGE, usando representatividade de modo a todo o país e grandes regiões, revelam características DE despesas mensais das famílias brasileiras e dados detalhados Derivado do os gastos utilizando alimentação. Este perfil DE despesas com alimentaçãeste indica mudanças no comportamento das famílias brasileiras em relaçãeste ao local do realizaçãeste das principais refeições. Quase 1 quarto da despesa mfoiPOR DIA mensal familiar usando alimentaçãeste é destinado a refeições fora do lar. O percentual na área urbana (26%) é este dobro do encontrado na área rural (13%). Cabe observar de que este item de elevado peso na alimentação fora do domicílio é este almoço e este jantar, responsável por 10% do total da despesa familiar utilizando alimentação pelo Brasil, chegando a 37% entre as classes por rendimento Muito mais Cafifa. Tais efeitos confirmam a tendência do brasileiro em executar suas refeições fora por coisa, este de que ressalta a importância da promoçãeste da alimentação saudável nas instituições e estabelecimentos comerciais do ramo da alimentaçãeste (1).

Assim, uma alimentaçãeste saudável não deve provocar nenhum mal manter-se, intoxicação ou toxinfeccãeste alimentar pelo consumidor, e oferecer essa segurança ao consumidor só é possível utilizando a implantação por boas práticas de manipulaçãeste nos chamados serviços do alimentaçãeste tais como: cantinas, bufês, comissárias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicaté especialmentessens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres, etc.


O qual são Boas Práticas?


Boas Práticas sãeste procedimentos que devem ser adotados por serviços por alimentação a fim do garantir a qualidade higiênico-sanitária e a analogia Destes alimentos usando a legislaçãeste sanitária (2). São práticas por higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores a partir de a escolha e adquire dos suplementos alimentares a serem utilizados pelo preparo do alimento até a venda para o consumidor (3).

Ou mesmo que, envolvem todas as etapas por trabalho: Escolher insumos e matfoirias primas por procedência conhecida, armazenar os suplementos alimentares na temperatura indicada pelo fabricante, cozinhar bem ESTES alimentos; guardar as sobras por maneira correta, reaquecer bem ESTES alimentos cozidos; evitar o contato entre o alimento cru e este cozido; lavar as mãos constantemente, preservar limpas Lindas as superfícies da cozinha, preservar os alimentos fora do alcance do insetos, roedores e outros Seres vivos; evitar acumular lixo na cozinha, limpar a caixa d´água pelo menos a cada 6 meses, entre outras. Não se esquecendo das instalações qual devem ser planejadas para evitar contaminações.

Este qual é Manipulação do alimentos?


Operações efetuadas sobre a matfoiria-prima de modo a obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas do preparaçãeste, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposiçãeste à venda (2).

Quem sãeste os Manipuladores por alimentos?


É a pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha e prepara ESTES alimentos (3). E igualmente qualquer pessoa do serviçeste de alimentação qual entra em contato direto ou indireto com o alimento (2). Ou mesmo que, aquele gerente que entra e sai toda hora na cozinha, aquele dono por padaria que só na hora da correria ajuda a dividir os frios ou preparar um suco…….. Todos têm qual estar, no mínimo, utilizando as mãos devidamente higienizadas, roupa limpa e touca na cabeça e conhecer as boas práticas.

Onde se informar A respeito de este assunto?


A Resolução RDC 216 do 15/09/2004 e Portaria CVS seis de 10/03/1999, são ótimas origens e podem ser encontradas nos sites www.anvisa.gov.br e www.cvs.sp.gov.br, respectivamente. Além disso, há várias instituições e profissionais autônomos de que dãeste cursos de capacitaçãeste em boas práticas. A Coordenadoria por Vigilância em Saúde do Campinas possui alguns cadastrados e as informações estão apresentados no site: www.campinas.sp.gov.br/saude

Por de que implantar boas práticas, afinal?


Só porque a Vigilância Sanitária exige? NÂEste! O objetivo DE Boas Práticas por manipulação é evitar a ocorrência do doenças provocadas pelo consumo do alimentos contaminados (2).

As doenças transmitidas por alimentos sãeste responsáveis atualmente pela elevado Parcela dos surtos do diarreia em quase todos ESTES países. Este desenvolvimento econômico e a globalização do Comércio mundial, as alterações nos hábitos alimentares, utilizando a crescente utilização de alimentos industrializados ou preparados fora do lar, alteraram Curso RDC 216 o perfil epidemiológico dessas doenças, expondo a populaçãeste a vários MODOS de contaminantes. Dados do Centro do Vigilância Epidemiológica (CVE) de modo a o período de 1999 a 2002 mostram de que cerca por 60% dos surtos do diarreia ocorridos pelo Estado por São Paulo foram veiculados por alimentos. Apesar do este primário local de ocorrência ser ainda o domicílio (cerca do 20%), restaurantes, refeitórios, bufês e outros serviçESTES de alimentação têm sido responsáveis por um importante percentual do surtos por diarreia ou toxinfecções alimentares (4).

Considerando, ainda, qual é conhecido que este fator desemprego possui contribuído para este aumento crescente do várias modalidades Onde se aplica a RDC 216 por prestação do serviçESTES comerciais por alimentação, dentre elas comida do rua e exatamente bufês, apesar da legislaçãeste vigente, são inúmeros os estabelecimentos ou vizinhos físicas qual ingressam nesse ramo. E permanecem nãeste exclusivamente tais como clandestinos, contudo desconhecendo as boas práticas de fabricação, preparação, manipulaçãeste por alimentos e os fatores de perigo e perigos, este qual constitui importante desafio para o controle sanitário (4).

Dentre ESTES principais fatores responsáveis por surtos por toxinfecção alimentar, devemos destacar (5):
• Práticas inadequadas de higiene, manipulação e armazenamento;
• Vizinhos infectadas, principalmente manipuladores;
• Limpeza e desinfecçãeste deficiente de equipamentos e utensílios;
• Contaminaçãeste cruzada (alimento cru/cozido);
• Alimentos perecíveis armazenados em temperatura ambiente;
• Alimentos esfriados em panelas grandes;
• Inadequada conservaçãeste a quente;
• Descongelamento inadequado;
• Aquecimento ou cocçãeste insuficiente;
• Reaquecimento insuficiente;
• Utilização de alimentos vencidos.

Do quem é a responsabilidade?


Por TODOS. Não é só dos manipuladores, não. É do proprietário de que deve se preocupar em disparar condições adequadas por trabalho e em manter ESTES manipuladores capacitados passando por reciclagens periódicas; do gerente ao conhecer as normas por boas práticas e cobrar este cumprimento das mesmas pelos manipuladores; do responsável pelas compras ao checar a excelência higiênico-sanitária Destes insumos nãeste se preocupando somente utilizando o preço, e até do pessoal da limpeza.

Quem se propõe a trabalhar pelo ramo por alimentaçãeste deve ter consciência da sua responsabilidade A respeito de a saúdo DE vizinhos. É preciso capacitar-se, como em qualquer outra profissão. Os cuidados ao preparar 1 sanduíche pelo Ainda mais simples dos botecos ou uma refeição no Muito mais sofisticado Destes restaurantes nãeste devem ser multiplos. Sabemos que o aspecto financeiro é demasiado importante, porfoim nãeste é justo querer lucrar em cima da saúpor dos outros. Conhecimentos de planejamento e administração ajudam a evitar desperdícios e Assim sendo, obter lucro.

Este Porreiro profissional se preocupa em oferecer 1 alimento qual além de gostoso e usando preço justo, nãeste vá provocar nenhuma doença ou mal manter-se pelo o cliente. Ele se importa com a saúde das pessoas de que frequentam este seu restaurante e está preocupado em preservar este bom nome do meu empreendimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *